terça-feira, 26 de junho de 2012

2ª Etapa Unificado - Revisão e Downloads


Vamos a uma breve revisão para a prova parcial , sempre que quiserem ilustrações e mais detalhes baixem as aulas: Cliquem em " Click here to start download from sendspace"

AULA DE AGRICULTURA

AULA DE INDÚSTRIAS

AGRICULTURA 
- Itinerante: sistema agrícola de subsistencia, rotação de culturas, técnicas arcaicas e com mão-de-obra familiar e desqualificada.
- Jardinagem: técnica milenar típica de países asiáticos na plantação de arroz, são feitos pequenos jardins para a retenção da água da chuva. Se for realizada em montanha o nome vira terraceamento.
- Moderna: sistema agrícola típico de países desenvolvidos, onde se utiliza mão-de-obra qualificada, seleção de sementes e máquinas.
- Plantation: sistema típico de países subdesenvolvidos, monocultura para exportação utilizando mão-de-obra barata.
- Transgênicos: Organismos geneticamente modificados, possuem uma série de vantagens como: resistência a pragas, maior produtividade e redução de custos; mas tbm uma séria de desvantagens como: pode fazer mal a saúde e pode destrui a cadeia alimentar.
- Orgânicos: produtos plantados sem o uso de trangênicos e nem agrotóxicos, faz bem a saúde e tem todo um cuidado ambiental, a única desvantagem é que é mais caro que o normal.
- Revolução Verde: Mudanças das técnicas de produção agrícolas impostas pelos EUA e pela ONU aos países subdesenvolvidos (incluindo o Brasil) na década de 1950 para tentar erradicar a fome mundial. Conseguiram um aumento da produtividade através da utilização maciça de agrotóxicos e máquinas. O problema é que originou um gigantesco êxodo rural e uma dependência tecnológica estrangeira.
- Temos uma série de problemas ambientais ligados ao campo: desmatamento, erosão do solo, assoreamento de rios, intoxicação do solo com insumos agrícolas, etc.

INDÚSTRIA:
História: começou com o artesanato, passando pela manufatura, chegando até a maquinofatura através da Revolução Industrial

Tipos de Indústria:
a) Bens de Produção: tbm chamadas de indústria de base, fabricam para outras indústrias, por exemplo: petroquímica, siderúrgica, metalúrgica, etc. Localizam-se perto de fontes de matéria-prima.
b) Bens de Capital: tbm chamadas de intermediárias, fabricam máquinas, motores e autopeças para outras indústrias. Localizam-se perto de outras indústrias.
c) Bens de Consumo: tbm chamdas de finais, pois o consmidor é o destino final. São as mais diversificadas. Podem se dividir em: duráveis (carros, eletrônicos...) e não-duráveis (alimentos, remédios...)

Fatores locacionais:
a) mão-de-obra barata
b) mão-de-obra qualificada
c) incentivos fiscais
d) perto de fontes de matéria-prima
e) rede de transportes
f) Perto do mercado consumidor

INDÚSTRIA NOS ESTADOS UNIDOS
- Maior potência mundial
- Possui as maiores empresas e a maior influência
- Enorme território
- Rico em recursos naturais
- Possui um enorme mercado consumidor interno e externo
- Possui diversas regiões industriais, principais: Nordesde (mais antiga e diversificada), Texas (indústria espacial, petrolífera e computadores), Sul (Fumo, têxtil e turística) e o Vale do Silício (alta tecnologia) Exemplos de empresas: McDonald's, Coca-Cola, Microsoft, Apple, Ford, GM, etc.

INDÚSTRIA NO JAPÃO
- É um país pequeno, sem recursos naturais e que têm uma séria de desastres naturais.
- Se industrializou somente em 1900
- Foi arrasado após a 2ª guerra
- Após a Guerra investiu em educação (mão-de-obra qualificada) e em indústrias de alta-tecnologia.
- Exemplos de empresas: Nintendo, Sony, Canon, Toshiba, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário