segunda-feira, 4 de julho de 2011

História das marcas: Adidas e Puma, cada um na sua

Atendendo a inumeros pedidos, aqui vai a história da ADIDAS e da PUMA:
obs.: não deixem de ver o videozinho abaixo!
Fonte: Zero Hora

As duas empresas foram fundadas há 60 anos, depois que os irmãos Adi e Rudi Dassler, bem-sucedidos fabricantes de sapatos, brigaram terrivelmente. Eles desfizeram sua empresa de 25 anos, a Gebruder Dassler Schuhfabrik, que produzia calçados para atletas como o lendário Jesse Owens, e criaram cada um a sua própria companhia, em lados opostos do Aurach, o rio que corre pelo centro da pequena cidade. Os quartéis-generais dos dois gigantes continuam no mesmo lugar até hoje, separados por meros três quilômetros.

O estopim para a briga entre os dois irmãos até hoje é incerto. As crônicas da cidade mencionam apenas de passagem “problemas familiares internos”. A explicação mais comum é que Rudi teve um caso amoroso com a mulher de Adi, Kathe. Mas há muitas outras versões, desde uma competição sobre qual dois teria sido um nazista mais entusiasmado (ambos entraram no partido em 1933) ou quem realmente teria inventado as chuteiras com travas de parafuso que ajudaram o time nacional de futebol da Alemanha a vencer a Hungria na final da Copa do Mundo de 1954.

Seja qual for o motivo, a inimizade entre os Dassler rachou também a cidade, determinando em que bar os 23 mil moradores iriam beber e para que time torceriam.

– Houve uma época em que você seria hostilizado até pela família se, como empregado de uma empresa, casasse com alguém da outra. Religião e política se dividiam em função da briga. O pessoal da Puma era visto como católico e conservador, e o da Adidas, como protestante e social-democrata – diz Klaus-Peter Gabelein, da associação local de preservação do patrimônio.

Nos negócios, Adi levou a melhor. A Adidas é uma empresa maior, com 39 mil funcionários, contra 9 mil da Puma. Mas a rivalidade deu às duas o mesmo espírito de combatividade, com uma tentando sempre superar a outra, principalmente para ter os melhores atletas sob contrato.

Esse primeiro vídeo é uma propagando da Adidas sobre o seu criador: Adi Dassler. Ela é muito boa!! É uma animação de stop motion (assim que escreve?).


Não achei nada em vídeo sobre o Rudi, então vai só uma propaganda da Puma...

Nenhum comentário:

Postar um comentário