quinta-feira, 30 de junho de 2011

Notícia: Em Gramado, pinguins são aquecidos com ar condicionado

Notícia de ontem, capa da ZH.
O frio é tanto que nem os pinguins aguentam... e se preparem, semana que vem vai ser muuuuuito pior!!

Com o frio rigoroso que atinge a serra gaúcha neste inverno, sete pinguins da espécie magalhães passam o tempo entre a água e o ambiente aquecido com ar condicionado no zoológico de Gramado. Quando a temperatura baixa dos 3ºC, o equipamento é acionado.

Além das aves, primatas e répteis do local estão sendo auxiliados com cobertores e aquecedores a óleo.

— O ar fica acionado em torno de 25ºC até que a temperatura do ambiente deles suba dos 10ºC, o que é ideal para esta espécie — explica o médico-veterinário do GramadoZoo, Rafael Pagani.

Isso por que, diferentemente da crença popular, nem todos os pinguins gostam e precisam de frio extremo. Das 18 espécies existentes no mundo, apenas duas (o imperador e o adelie) vivem no gelo da Antártica.

A que aparece na costa brasileira durante o inverno, o pinguim-de-magalhães, vem para o Brasil fugindo das águas frias da Patagônia, entre o Chile e a Argentina, em busca de temperatura mais amena e comida.

— Eles vivem em temperatura média acima dos 10ºC, por isso vêm para a nossa costa no inverno e voltam para a colônia a partir de agosto e setembro — explica o coordenador do Centro de Recuperação de Animais Marinhos (CRAM) de Rio Grande, Rodolfo Silva.

Fonte: ClicRBS

Nenhum comentário:

Postar um comentário